Tempo de Leitura 2 min.

Um aspecto importante para melhorar o desempenho na corrida.

Se você vai pegar firme na corrida, a periodização é uma ótima técnica de treino para garantir um progresso sem de lesões. A razão disso é que a periodização oferece uma abordagem planejada e sistemática para o treino, garantindo que você continue melhorando e progredindo.

EXPERIMENTA O FREELETICS AGORA MESMO!

Junta-te aos + 34 Milhões de utilizadores do Freeletics e melhora a tua condição física, corpo e mente. O Freeletics é a maior comunidade mundial de Atletas livres. Experimenta!

O que é periodização?

Periodização é um jeito de segmentar seu treino para melhorar seu nível de condicionamento físico de forma progressiva, minimizando o risco de lesões e esgotamento.

Para garantir seu progresso contínuo, seu programa de treino deve ser variado e deve te tirar da sua zona de conforto para que seu corpo seja desafiado e se adapte. Este conceito de periodização é aplicável a todos os tipos de treino e pode ser implementado a qualquer momento, criando um cronograma dividido em ciclos específicos.

Em geral, a periodização tem três ciclos (embora isso não seja uma regra):

1. O Microciclo:

Um microciclo é o ciclo de treino mais curto, geralmente com duração de uma semana e consiste em um padrão repetido de exercícios.

2. O Mesociclo:

Um mesociclo é um bloco de treino composto de vários microciclos com o objetivo de desenvolver uma habilidade atlética específica como: resistência, força, potência, velocidade ou uma combinação de todas elas. Um mesociclo pode durar de algumas semanas a vários meses.

3. O Macrociclo:

Um macrociclo é o período de treino mais longo dos três e é composto de vários mesociclos para atingir um objetivo importante, como terminar uma maratona ou alcançar um record pessoal.

Vamos pegar uma maratona como exemplo. Quando você começar a treinar, deve ter um objetivo final em mente. Para treinar para esse objetivo, é importante reservar tempo para desenvolver sua corrida de resistência na primeira fase. Isso é feito aumentando a distância de suas corridas longas, ao mesmo tempo em que se fortalece no aspecto da velocidade com tiros de curta distância, por exemplo.

A partir daí, seguindo a lógica da periodização, os próximos mesociclos devem conter microciclos que focam no desenvolvimento de outros ritmos de treino intermediários aos treinos de pura resistência e pura velocidade que você já trabalhou, até que você possa finalmente se concentrar em seu ritmo de corrida específico à medida que se aproxima da corrida.

A ciência mostrou que o desenvolvimento de uma ou duas qualidades atléticas por mesociclo, ao mesmo tempo em que se faz uma transição cuidadosa para as outras fases, produz os melhores resultados de desempenho. No entanto, você deve se lembrar de manter as habilidades atléticas desenvolvidas ao passar de um mesociclo ao para o outro. Isso pode ser feito simplesmente realizando um treino do mesociclo anterior a cada 2-3 semanas, caso contrário, você provavelmente perderá a habilidade que trabalhou tanto para obter.

Finalmente, o último estágio de preparação para uma corrida é o afunilamento, ou seja, nas semanas que antecedem sua corrida, o volume e a intensidade do treino são diminuídos. Isso é feito para ajudá-lo a se livrar de toda a fadiga residual acumulada, para que você possa correr com o máximo de habilidade e energia.

Recapitulando:

Quando se trata de corrida, a periodização é o segredo para desbloquear seu potencial de desempenho. Ao segmentar seu treino em ciclos, você permanecerá no caminho certo para seus objetivos sem atingir platôs ou se esgotar. Parece complicado? Não se preocupe, o Coach Freeletics projeta seus treinos de corrida de uma forma que respeita esses princípios, mantendo você na direção certa.

icon_freeletics

Artigo Escrito por Freeletics®

EXPERIMENTA O FREELETICS AGORA MESMO!

Junta-te aos + 34 Milhões de utilizadores do Freeletics e melhora a tua condição física, corpo e mente. O Freeletics é a maior comunidade mundial de Atletas livres. Experimenta!

Comentar