Tempo de Leitura 3 min.

Como criar hábitos saudáveis de exercício físico

Saia à rua

Fazer exercício físico num belo ambiente ao ar livre é uma ótima maneira de desfrutar de atividades mais ativas. Muitas pessoas descobrem que o que deveria ser uma rápida caminhada de 20 minutos torna-se numa atividade mais prolongada quando se aproveita a natureza e o ar livre. O que mais atrai cada um difere de pessoa para pessoa. Há quem aprecie as montanhas, os campos ou o mar, enquanto outros se sentem vivos nas movimentadas ruas da cidade. É importante saber que cenário prefere para criar uma rotina perfeita ao seu redor.

Seja criativo dentro de portas

Se o exercício físico no exterior não for possível, treine perto de uma janela para que possa olhar para o exterior. Se observar pessoas a treinar no ginásio o motiva a esforçar-se mais, escolha uma máquina de cárdio que fique de frente para a sala do ginásio. No treino seguinte, pense em como o que vê afeta seu nível de energia.

Prepare um espaço de treino

Se pretende treinar em casa, pode criar um espaço, ao simplesmente colocar um tapete no chão. Adquira o hábito de usar sempre o mesmo espaço em casa para fazer exercícios diários. Quando tem um espaço próprio, foca-se e concentra-se na sua rotina. Esvaziar uma área ao redor do seu tapete permitirá que se mova livremente. Um espaço menos confuso pode ajudar a que sinta menos stress.

Coloque música a tocar para melhorar a sua motivação

A música que ouve pode afetar a sua disposição e a intensidade do treino. Certifique-se de que escolhe as suas músicas favoritas e mais animadas, para os treinos difíceis, pois aí já sabe que vai precisar de alguma motivação extra. Quando desejar treinar num ritmo constante e ativo, escolha música inspiradora e que marque o ritmo para ajudar a manter-se no rumo certo. Quando faz alongamentos e pratica yoga, a música calma ajuda a reduzir o stress.

Prepare uma saborosa bebida desportiva

Crie e mantenha o bom hábito de se manter hidratado enquanto treina. Prepare uma boa garrafa cheia de algo de que goste, para que olhe para a sua rotina de exercícios físicos com entusiasmo. Certifique-se de que escolhe bem  a bebida, pois não vai querer exagerar nos açúcares, nem nas calorias. Uma bebida eletrolítica com água e infusão das suas frutas favoritas ou uma bebida desportiva com baixo teor de açúcar são ótimas escolhas.

Use ambientadores para influenciar a sua disposição

Quando pensa em exercício físico, tenho a certeza de que o cheiro que vem à mente são meias suadas e uma mochila de ginástica muito usada. Não será essa provavelmente a grande motivação que procura. Reúna alguns aromas que ajudem a melhorar o seu humor e níveis de energia. Escolher um ambientador com um perfume específico, que associa ao exercício, é uma ótima forma de estabelecer um hábito saudável. O cheiro a lavanda, por exemplo, é muito calmante e relaxante. Uma forma perfeita de entrar num estado de espírito calmo é usar um perfume de lavanda antes de fazer yoga.

Se precisa de se animar, um bom aroma energético a usar é a hortelã-pimenta. O óleo de hortelã-pimenta é barato e ótimo para quando está cansado. O limão tem um aroma revigorante e refrescante, por isso é perfeito para a sua rotina pré-treino.

Prepare refeições bonitas

Dedique tempo e cuidado para criar refeições e lanches bonitos, coloridos e visualmente atraentes. Se, por exemplo, a sua cor favorita for vermelho, se adicionar pimentos, morangos ou maçãs vermelhas aos seus lanches irá sentir-se atraído por eles. Sentimo-nos sempre muito mais felizes quando comemos alimentos que parecem ser bons, e é por isso que somos atraídos por bolos lindamente decorados. Muitas vezes, as opções equilibradas não parecem tão estimulantes. Mas com um pouco de criatividade e tempo, pode preparar refeições saudáveis e bonitas.

Samantha Clayton, AFAA, ISSA – Vice-presidente de Educação Física e Desempenho Desportivo na Herbalife Nutrition.

herbalife_logo

Artigo Escrito por Herbalife Nutrition®

Comentar