Tempo de Leitura 3 min.

A maioria de vocês conhecem a sensação : É cedo pela manhã , o despertador toca. Ainda meio adormecido você se arrasta até a cozinha. O mais importante: o café.

Para a maioria de nós, um café pela manhã  é antes de mais nada uma obrigação. Poucas pessoas não saem de casa antes de ter pelo menos tomado um um xícara de café. O café nos acorda e evita o cansaço. Mas por que isso? Responsável por isso é a cafeína. Quais são os efeitos da cafeína no seu desempenho no corpo e no treino e quais outras bebidas além do café contêm cafeína? Você vai aprender tudo sobre isso aqui.

EXPERIMENTA O FREELETICS AGORA MESMO!

Junta-te aos + 34 Milhões de utilizadores do Freeletics e melhora a tua condição física, corpo e mente. O Freeletics é a maior comunidade mundial de Atletas livres. Experimenta!

O que é a cafeína?

A cafeína é um fitoquímico (substância vegetal secundária), que é encontrado principalmente no grão da planta do café, nas folhas e arbusto do chá mate e na planta do guaraná. A cafeína é produzida nas folhas, através do processo da fotossíntese. A cafeína tem um sabor naturalmente amargo. Isso muitas vezes é escondido em bebidas pela adição de uma grande quantidade de açúcar.

Como a cafeína age?

Os efeitos da cafeína são múltiplos. Particularmente o coração e o sistema nervoso são estimulados pela cafeína. De mau humor? A cafeína realmente promove o bom humor com um efeito positivo sobre a mente e espírito. Ele aumenta a atenção, concentração e neutraliza a fadiga. De forma limitada, ela também melhora a capacidade da memória. Como a cafeína tem efeitos tão positivos no seu desempenho mental ela combate cada queda de energia.

E a cafeína não apenas fornece benefícios mentais, mas também é extremamente benéfica para o seu corpo. Consumir cafeína em doses elevadas aumenta o número de batimentos cardíacos, o coração bate mais rápido e mais forte – aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. O resultado: nós nos sentimos mais fit e com mais energia.

Como é que a cafeína afeta o seu desempenho atlético?

Mais rápido, mais alto, mais forte: A cafeína também tem vantagens para o esporte. Ela aumenta a atenção e concentração, por exemplo, suas reações. Exaustão e cansaço também são retardados pelos efeitos da cafeína.

A cafeína pode motivar você. Ele ajuda a sua circulação. Faz você ficar mais atento. Atencioso e cheio de energia. Ela pode estimular o seu desempenho. E dar a você o tanto necessário de energia, que você precisa em um ponto crucial do seu treino.

Tem tudo a ver com a quantidade certa

Pré-requisito é sempre a quantidade certa para você e para o seu corpo. Se você consumir cafeína muito frequentemente, você não vai sentir os efeitos positivos. Por quê? Porque seu corpo se acostuma com a dose de cafeína. Quando você consumir cafeína em doses elevadas, ela também pode causar insônia, nervosismo e problemas gastrointestinais. Também suas habilidades motoras finas podem piorar com a ingestão de muita cafeína. Não é muito benéfico quando se trabalha com habilidades manuais finas. Mesmo uma única xícara de café pode aumentar a frequência cardíaca de uma pessoa, enquanto que outras pessoas podem não sentir nenhum efeito. A reação do corpo pode variar e é diferente de pessoa para pessoa. Mas um ponto importante a lembrar é que a cafeína antes de dormir não é uma grande idéia. Tente beber sua última xícara de café ou chá após o almoço ou jantar. Caso contrário, uma boa noite de sono é pouco provável.

Bebidas cafeinadas – quanto elas contêm?

Café

O café é a bebida quente mais famosa com cafeína. É feito do grão de café e em comparação com o chá ou outras bebidas energéticas, contem os níveis mais altos de cafeína. A quantidade de cafeína que o café contem varia. Tipos de café, a forma como é preparado -proporção de água para café e forma de processamento- são apenas alguns fatores. Latte Macchiato, Cappuccino ou Café com leite: Os vários cafés especiais, muitas vezes contêm mais leite do que café. Diferentes aromas proporcionam o sabor extra. Para apreciar seu café sem calorias, beba com pouco leite e pouco açúcar, ou simplesmente o aprecie  preto. Se você não consegue renunciar ao açúcar, stévia pode ser usado como alternativa.

Chá

Em termos da popularidade de bebidas com cafeína, o chá está no topo. Ele aquece, relaxa e é também uma ótima bebida fresca no verão. Verde, preto ou branco, em saquinhos ou em pó – o chá está disponível em muitas formas diferentes. Dependendo do tipo de chá, o teor de cafeína varia. O chá verde em especial contém uma grande quantidade de cafeína.

O efeito da cafeína derivada da planta do chá – também chamado de Teína – é muito mais lento do que a da cafeína encontrada no café, mas permanece mais tempo.

Outros ingredientes do chá, assim como os antioxidantes, minerais, vitaminas e oligoelementos pode afetar positivamente a nossa saúde. Depois de um treino um chá pode contribuir para sua regeneração e relaxamento e levá-lo rapidamente de volta à sua melhor forma novamente.

A propósito: nem todos os chás contêm cafeína! Apenas os chás clássicos, como chá preto ou verde. Os chá de fruta, mas também de hortelã ou de camomila não contêm cafeína.

icon_freeletics

Artigo Escrito por Freeletics®

EXPERIMENTA O FREELETICS AGORA MESMO!

Junta-te aos + 34 Milhões de utilizadores do Freeletics e melhora a tua condição física, corpo e mente. O Freeletics é a maior comunidade mundial de Atletas livres. Experimenta!

Comentar