Que benefícios a corrida traz para a saúde e para o bem estar?

Sabemos que praticar atividade física regularmente traz diversos benefícios à saúde, mas quais os benefícios que a corrida traz para a saúde e bem estar? É mais do que apenas queimar um monte de calorias? Correr não danifica as articulações e sobrecarrega o coração?

1. Melhor desempenho

Enquanto corre, o corpo é inundado com oxigênio. Isso significa que, se correr regularmente, ele vai aprender rapidamente a levar o oxigênio até aos músculos para utilizá-lo. Qual o efeito disso? Mais energia e um melhor desempenho geral. Além disso, correr aumenta sua flexibilidade. Portanto, isso coloca-te no caminho certo para se tornar um verdadeiro Atleta.

2. Diminuir o stress

Usar uma corrida para refletir é a melhor maneira de aliviar seu stress. Relaxa mais quando sai de correria do dia a dia e a sua criatividade beneficia muito do oxigénio extra que entra no seu corpo. É ótimo para ter novas ideias ou para encontrar soluções para os problemas. Se isso não for suficiente, com o tempo, correr também reduz o risco de hipertensão. Ou seja, mais e mais benefícios tanto para a mente, quanto para o corpo.

3. Perder peso

Correr queima calorias. Treinos intervalados queimam ainda mais, mesmo depois que de terminar o treino.

4. Maior qualidade de sono

Apenas sair para caminhar regularmente pode melhorar a qualidade do sono, mas correr pode realmente fazer a diferença. Com uma corrida consistente, começa a ter uma transição mais suave e mais regular entre as diferentes fases do sono, melhorando a qualidade do seu sono. Isto vai fazer sentir com mais energia de manhã. Mas, ainda assim, deve evitar treinos com um intervalo inferior A 4 horas da hora de dormir.

5. Ossos e articulações mais fortes

Correr melhora a densidade óssea e reduz os riscos de osteoartrite e osteoporose. Segundo os estudos, apenas duas sessões de corrida de 15 minutos por semana são suficientes para reduzir em 40% as chances de osteoporose. Correr também fortalece os joelhos, ao contrário do mito, protege a cartilagem por aumentar o fluxo de oxigênio, reduz as toxinas e também ajuda a fortalecer os ligamentos e os tendões. Então, chega de mitos sobre a corrida!

6. Mais hormonas da felicidade

Não importa o mau que foi o dia, depois de uma corrida, o dia vai ficar muito melhor. Já foi comprovado que correr libera endorfinas e serotonina no organismo. Isto faz sentir mais felicidade e menos ansiedade. Como o cérebro produz estas substâncias, correr também é uma ótima maneira de combater a depressão. Quem é que não se sente satisfeito consigo mesmo depois de bater o último record?

7. Maior expectativa de vida

Pessoas que correm regularmente, de uma forma geral, tem uma maior esperança média de vida. As pesquisas mostram que pessoas que correm 30 minutos, 3 vezes por semana reduzem a idade biológica em 9 anos. Como se não fosse suficiente, a pele fica mais firme, com menos rugas, graças à maior circulação de oxigênio durante a corrida. Correr regularmente também pode reduzir o risco de compromisso mental relacionado com a idade, mantendo o cérebro ativo por mais tempo.

8. Coração mais saudável e Melhor digestão

De acordo com as pesquisas, correr regularmente – tão pouco quanto uma hora por semana – pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares para metade. Quanto mais rápido for a corrida, mais o coração se esforça para bombear o sangue na velocidade necessária, por isso, torna-se mais forte. Mas isto não é tudo! Correr também melhora a digestão por aumentar a taxa pela qual o alimento é metabolizado pelo corpo e por fornecer os líquidos necessários para manter tudo acontecer de uma forma suave. Não esquecer também, do aumento da capacidade pulmonar.

9. Sistema imune fortalecido

Não são só o corpo e a mente fortalecem com a corrida, como também,  melhora o sistema imunitário. Correr cerca de 30 km por semana tem um efeito positivo na defesa do organismo. Correr mais do que 90 km por semana vai, no entanto, começar a ter um efeito negativo. Sessões muito intensas podem fazer com que o seu sistema imunitário fique mais fragilizado do que o normal logo depois do treino, e é por isso que é muito importante uma boa alimentação depois de correr e também adicionar sono de qualidade – para poder regenerar.

10. Aumentar sua confiança

Talvez este seja um dos maiores motivos pelos quais as pessoas continuam a correr. O sentimento de conquistar metas e de conquistar mais do que julgavam ser possível. Melhorar a performance, a pele, a postura, diminuir gordura corporal e tonificar os músculos. O sentimento de progredir e de estar no controle do corpo e da vida vai fazer maravilhas pela auto-confiança. E com razão!

Recapitulando:

Estes são alguns dos muitos benefícios que as corridas trazem. Algumas pesquisas sugerem que correr regularmente melhora o otimismo e que pode reduzir o risco de alguns cancros e de outras doenças, como Alzheimer, por exemplo. De uma forma geral, correr regularmente vai melhorar a qualidade de vida, tanto física quando mentalmente. Então não existe desculpa para não correr. Todos podem e devem correr. Connosco, estás em boas mãos!

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