Corrida Fim da Europa

Corrida Fim da Europa

25 Janeiro 2025

Sintra

17K

A “Corrida Fim da Europa” é um evento de atletismo de estrada com carácter competitivo. O percurso, que liga a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, atravessa a Serra de Sintra em toda a sua extensão, pelo que se adverte para o facto de se tratar de um percurso sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil.

Corrida Fim da Europa

Este é provavelmente o testemunho que melhor define a Corrida Fim da Europa.

Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que ano após ano, no primeiro mês de cada ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.

As suas características, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.

A prova com uma distancia total de 16.945 metros, , quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante no ultimo domingo do mês de Janeiro.

Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.

Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação.

A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 Km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.

Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões “AQUI ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA” é onde termina uma das mais antigas provas nacionais.

A participação está aberta a todos os interessados devidamente inscritos, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que se encontrem saudáveis e estejam aptos para praticar
esforços físicos prolongados. A 32ª “Corrida Fim da Europa” é um evento de atletismo de estrada com carácter competitivo.

O percurso, que liga a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, atravessa a Serra de Sintra em toda a sua extensão, pelo que se adverte para o facto de se tratar de um percurso sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil.

Tendo em conta que os participantes dispõem de 2h30 para percorrer os cerca de 17 km, estes terão de demorar menos de 55 minutos a percorrer os primeiros 5 quilómetros e menos de 1h50 a percorrer os 10 quilómetros. Todos os atletas que excederem estes tempos na passagem por estes postos serão considerados fora de prova. A responsabilidade da organização em termos de seguro termina quando for encerrada a cronometragem oficial do evento. (ver ponto “5. Seguro” deste regulamento).

Não será permitida a participação com meios auxiliares de locomoção, designadamente bicicleta, skate, patins, trotinetes, ou cadeira de rodas, com acompanhamento de animais ou carrinhos de bebés.

É igualmente proibido acompanhar os participantes durante o percurso com qualquer tipo de veículo, motorizado ou não.

  • Percurso