25 Janeiro 2025
Corrida fim da Europa
A Corrida Fim da Europa é um evento de atletismo de estrada com carácter competitivo. O percurso, que liga a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, atravessa a Serra de Sintra em toda a sua extensão, pelo que se adverte para o facto de se tratar de um percurso sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil.
Corrida fim da Europa
Este é provavelmente o testemunho que melhor define a Corrida Fim da Europa.
Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que ano após ano, no primeiro mês de cada ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.
As suas características, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.
A prova com uma distancia total de 16.945 metros, , quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante no ultimo domingo do mês de Janeiro.
Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.
Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação.
A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 Km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.
Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões “AQUI ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA” é onde termina uma das mais antigas provas nacionais.
A participação está aberta a todos os interessados devidamente inscritos, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que se encontrem saudáveis e estejam aptos para praticar
esforços físicos prolongados. A 32ª “Corrida Fim da Europa” é um evento de atletismo de estrada com carácter competitivo.
O percurso, que liga a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, atravessa a Serra de Sintra em toda a sua extensão, pelo que se adverte para o facto de se tratar de um percurso sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil.
Tendo em conta que os participantes dispõem de 2h30 para percorrer os cerca de 17 km, estes terão de demorar menos de 55 minutos a percorrer os primeiros 5 quilómetros e menos de 1h50 a percorrer os 10 quilómetros. Todos os atletas que excederem estes tempos na passagem por estes postos serão considerados fora de prova. A responsabilidade da organização em termos de seguro termina quando for encerrada a cronometragem oficial do evento. (ver ponto “5. Seguro” deste regulamento).
Não será permitida a participação com meios auxiliares de locomoção, designadamente bicicleta, skate, patins, trotinetes, ou cadeira de rodas, com acompanhamento de animais ou carrinhos de bebés.
É igualmente proibido acompanhar os participantes durante o percurso com qualquer tipo de veículo, motorizado ou não.
- Percurso
A prova partirá junto à fonte Mourisca na Volta do Duche, segue pela Rua Visconde de Monserrate, Praça da República, Rua Gil Vicente, Rua Maria Eugénia Reis Ferreira Navarro, Estrada da Pena, vira à direita para a Estrada dos Capuchos até ao cruzamento do convento, vira à esquerda em direção à Malveira, vira à direita em direção à Peninha, atravessa a EN 247 para a Estrada do Cabo da Roca, passando pela Azóia, terminando junto ao Farol da Roca, num total de 16.945m aferidos pela CNEC/FPA;
A organização providenciará, a todos os atletas participantes, abastecimentos de água aos 4 km e aos 9,6 km, bem como distribuição de chá quente e alimentos sólidos à chegada. Não serão permitidos abastecimentos aos atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.
- InformaçõesLevantamento de Dorsais
Dias 25, 26 e 27 de Janeiro. Entre as 11 e as 22 horas no Alegro Sintra, 1º andar ao lado da Benetton, das 10h às 22h.
Inscrições Limitadas3000 vagas disponíveis. As inscrições online encerram no dia 24 de janeiro às 20h00.
Duas PartidasPara que os atletas possam correr confortavelmente nos primeiros quilómetros, são feitas duas partidas: 10h00 e 10h15. Os atletas de ambas as partidas serão agrupados na mesma classificação, considerando o tempo individual da sua prova.
TransporteTodos os atletas que necessitarem de transporte deverão adquirir esta opção no ato da inscrição até às 23h59 do dia 22 de Janeiro. Após esta data, não será possível fazer qualquer alteração no meio de transporte. Recomenda-se ler atentamente o regulamento referente a este tema antes de se inscrever.
BengaleiroDisponível gratuitamente o transporte etiquetado da bagagem dos atletas, entre o início e o final da prova.
Entrega de pertences disponível até às 09h30. Após esta hora a organização não assegura qualquer transporte, sendo que o bengaleiro segue para a Chegada.PrémiosTodos os participantes receberão a medalha de finisher no final da prova. Os prémios serão atribuídos pela classificação absoluta, ou seja, pela ordem de chegada dos atletas à meta.