Três formas de encaixar um treino no dia a dia

7 Jul 2023

Três formas de encaixar um treino no dia a dia

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7 Jul 2023

1. Programa o alarme para tocar 30 minutos antes.

Pode parecer uma dica óbvia, mas não há dúvida de que é necessária muita motivação para não desligar o despertador e voltar a dormir.

  • O próximo conselho pode parecer estranho, mas funcionou comigo. Durante as primeiras semanas, amarra um conjunto de treino à cama ou coloca a roupa de treino com os ténis ao lado da cama. Quando o alarme tocar, viste o equipamento e começa a treinar.
  • Treinar em casa ou perto de casa é a melhor forma de começar, porque elimina as desculpas de inscrever num ginásio ou ir a qualquer lugar. É claro que treinar junto à praia ao amanhecer é maravilhoso mas, a realidade é que provavelmente o dia a dia não nos dá tempo para isto e precisamos terminar os exercícios físicos o mais cedo possível.
  • À medida que o corpo se ajusta à hora de acordar, antecipa o horário por mais 10 minutos, para que possas realmente ter tempo para fazer tudo com mais calma antes de saires.

2. Coloca a roupa de treino numa mochila e leva-a para o trabalho.

Se não és uma pessoa matutina, então é hora do Plano B: a hora do almoço. Agenda o treino como se fosse uma ida ao dentista ou ao cabeleireiro. É engraçado que não colocamos de parte cortar o cabelo, mas quando se trata do nosso bem-estar, geralmente deixamos o assunto de lado.

  • Convida um colega de trabalho a juntar-se a ti, assim terás uma motivação extra para não saltar nenhuma sessão.

3. Divide o treino em segmentos menores.

Se é muito difícil conseguires dedicar um total de 30 minutos seguidos, então procura dividir o tempo em três segmentos mais pequenos. Não há qualquer problema em acumular os treinos ao longo do dia.

  • Esta dica funciona especialmente bem para as mães que estão em casa com crianças pequenas, porque encaixar um treino de 10 minutos enquanto cuida de uma criança é um objetivo realista.
  • Se trabalhas num escritório e passaa o dia todo sentado, tenta dedicar 10 minutos para esticar ou caminhar pelo escritório. Pode melhorar o nível de energia e aumentar a concentração.

Fazer com que uma atividade se torne parte do teu dia a dia, em vez de ser uma obrigação, facilita o percurso para alcançares os objetivos propostos.

Quando decidi deixar de usar desculpas e dedicar o meu tempo diário a fazer exercício, consegui progredir rapidamente para um nível superior.

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