Trilhos dos Templários

Trilhos dos Templários

29 Setembro 2024

Tomar

46K / 32K / 18K / 13K / 10K

Santa Cita, é uma pequena localidade da freguesia de Asseiceira, concelho de Tomar, com um grande potencial para a prática da modalidade de trail running e caminhadas.

Trilhos dos Templários

Mesmo sem a verdadeira montanha, os trilhos desenvolvem-se pelos montes e vales da floresta entre Santa Cita e a Barragem do Castelo de Bode, sempre acompanhados pelo Rio Nabão e pelo Rio Zêzere, que acabam por se encontrar na foz e que garantem a possibilidade de correr, caminhar e observar percursos fantásticos e imagens únicas, que nos fazem recuar ao tempo dos nossos antepassados templários, que deram origem à cidade templária de Tomar e à região que hoje conhecemos.

A organização dos Trilhos dos Templários, da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita, conta já com uma larga experiência na organização de provas de competição de trail running, pelo que, o número de edições já realizadas reflete o foco e o contributo desta equipa na promoção do desporto e no desenvolvimento do trail regional e nacional.

Ao longo de cada ano, desenvolvemos dois eventos distintos. Em setembro realiza-se a edição da prova com maior destaque dos Trilhos dos Templários pelas competições que a envolvem, assim como em janeiro se realiza a edição dos Trilhos Noturnos dos Templários, sendo esta normalmente, a primeira prova de trail do ano que se realiza em Portugal.

Qualquer uma destas provas é reconhecida pelos atletas que nela participam, pela sua qualidade, organização, renovação de percursos, limpeza de trilhos, marcações e sinalização reforçada, distância e altimetria adequadas, convívio e principalmente pela defesa e contribuição para o verdadeiro espírito do trail.

  • Percurso

    Inscrições limitadas: 800 atletas
    Ultra Trail – 46 Km
    Trail Longo – 32 Km
    Trail Curto – 18 Km
    Mini Trail – 13 Km
    Caminhada – 10 Km